Garanto que não existe

Se eu comprar uma ação da instituição mais sólida que existe, não há garantia de ser honrado o meu investimento. Há mais chances que der eu ser compensado comparado a outros investimentos no momento da compra. Mas não precisa ser matemático para saber que noventa e nove não é cem. Pode ser do tesouro americano, classificado como referência de garantia em investimento no mundo, a única garantia que eu conheço que até hoje eu sei, é a morte. O Brasil já passou por algo parecido, lembram do Collor?

-Então você acha que é desnecessário ter que usar o verbo “achar” pois é redundante?

-Exato. Tudo não passa de crença.

-Mas porque é achar é perigoso?

-Pois há uma insegurança no ser humano, totalmente justificada, sobre o futuro. E para não viver com essa aflição, criamos as garantias para qualquer coisa, inclusive sobre ter uma vida após a morte. Mas como qualquer outra garantia durante a vida, é questão de fé, seja religiosa ou não. Jurar diante um padre ou um juiz, é mera formalidade que inventamos.

-O que tem a ver com a pergunta? Tu estás drogado?

-Sim, mas o que tem a ver com o assunto? Tu estás drogado? Deixa pra lá. Voltando ao assunto. Somos otimistas ou pessimistas sobre o futuro, ou seja, analisamos as variáveis e julgamos sem certeza, só com crença. Pois não há futuro, e não falo com a intenção de pregar ou questionar verdades como um “guru” sobre a filosofia de estilo de vida. Nem tomei ervas alucinógenas. Só temos o agora, e olhe lá. Pois o agora acaba antes de escreve-lo ou pronuncia-lo, e se transforma em passado. Mas o passado é tema para o futuro.

-Mas o tu acabaste de dizer que o futuro não existe.

-É só um termo ou forma de expressar, assim como esse diálogo nunca existiu, o futuro serve como um recurso linguístico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.